Publicada em 29-10-2025
WhatsApp muda política de API e proíbe chatbots de sobrecarregar a plataforma
O WhatsApp alterou sua política de API (sigla em inglês para Application Programming Interface, ou "Interface de Programação de Aplicações") no WhatsApp Business, e agora proíbe que empresas de inteligência artificial (IA) incorporem à plataforma chatbots que possam causar sobrecarga no sistema.
A medida entra em vigor em 15 de janeiro de 2026, e as novas diretrizes estão reunidas em uma seção chamada “Provedores de IA” nos Termos do WhatsApp Business.
A seção destaca ainda que provedores de IA não podem usar dados do WhatsApp Business para criar, treinar ou otimizar modelos de inteligência artificial.
A decisão da empresa não deve impactar companhias que utilizam recursos de IA apenas para atendimento ao cliente, como chatbots de suporte automatizado. Contudo, o Meta AI passará a ser o único assistente de inteligência artificial disponível no aplicativo de mensagens quando a atualização entrar em vigor.
Mudança deve afetar empresas como OpenAI e Perplexity
A mudança anunciada pela Meta deve afetar grandes empresas de IA, como a OpenAI, proprietária do ChatGPT, e a Perplexity. Ambas mantêm assistentes de inteligência artificial integrados ao aplicativo.
No WhatsApp, esses chatbots podem responder perguntas - inclusive por voz -, analisar arquivos e mídias, gerar imagens e responder a questionamentos sobre esses conteúdos. Segundo a Meta, contudo, essas interações têm causado uma sobrecarga no sistema.
Isso ocorre porque as conversas dos usuários com esse tipo de ferramenta geram um volume muito alto de mensagens, o que exige uma infraestrutura de suporte que a empresa afirma ainda não estar pronta para oferecer dentro da plataforma.
Além disso, a API do WhatsApp Business é uma importante fonte de receita do aplicativo, já que o serviço cobra valores das empresas conforme o tipo de mensagem enviada, seja de utilidade, marketing ou suporte.
No entanto, ainda não há um modelo de cobrança aplicado às interações com assistentes de IA dentro do design da API, o que impede o WhatsApp de monetizar esse tipo de uso por parte das empresas responsáveis.
Autor/Fonte: Canaltech - João Melo
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